Desde 1° de Novembro de 2024, estão em vigor as novas regras de financiamento da Caixa Econômica Federal para a aquisição de imóveis habitacionais.
A partir do início do mês, todos os empréstimos que usarão recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) ficarão limitados para aquisição de imóveis ou construção individual, com valor de avaliação ou compra e venda de no máximo R$1,5 milhão. Ademais, o requerente não poderá ter nenhum financiamento habitacional ativo com a Caixa e as cotas máximas a serem financiadas passaram de 80% para 70% na tabela SAC e de 70% para 50% na tabela PRICE.
Vale ressaltar que, as alterações nas cotas de financiamento e o limite de valor não se aplicam aos imóveis habitacionais vinculados a empreendimentos financiados pelo banco e permanecem as condições anteriores.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, pouca coisa muda para as incorporadoras e quem realmente está sentindo as mudanças são os consumidores, que, além de sentirem alta nas taxas de juros terão de desembolsar uma quantia maior para cumprir com a exigência de uma porcentagem de entrada maior.
De acordo com França, os principais motivos para as novas regras são as reduções constantes nos depósitos da poupança, as mudanças de prazos para investimento em Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a constante alta na demanda por financiamentos.