No edital Referências desta semana, falamos sobre mais um projeto que valoriza o entorno urbano em que está situado, o Edifício Franklin 684.
O edifício está localizado na Argentina, mais precisamente no bairro Caballito, o qual possui um tecido urbano pouco denso porém com altas densidades de convivência.
Com dimensões reduzidas e forma atípica, o terreno possui dois vizinhos distintos que condicionaram o projeto: de um lado um edifício contemporâneo de 8 andares e, de outro, casas geminadas do século XX.
O principal desafio projetual foi saber aproveitar as oportunidades que ali haviam sem interferir de modo negativo no entorno urbano.
Como resultado das condicionantes, temos uma planta flexível articulada a partir da área de serviço e da circulação do apartamento, o que permite a criação de um pátio na empena posterior gerando iluminação e ventilação natural.
A proximidade do local com um dos principais parques urbanos de Buenos Aires também caracteriza o projeto. O cuidado ao preservar a vegetação existente na rua e priorizar as vistas da fachada do edifício, fazem com que este projeto se destaque dos demais.