A Semana do Design de Estocolmo, iniciada em 2002 pela Feira de Móveis de Estocolmo, é um evento de grande importância para a indústria do design. Além de apoiar a feira em si, ela desempenha um papel fundamental em posicionar Estocolmo como o epicentro para compradores, arquitetos, designers e jornalistas durante uma semana em fevereiro e outra semana no outono. Em 2024, a Semana do Design de Estocolmo aconteceu de 5 a 11 de fevereiro e também será de 3 a 7 de setembro.
Durante a semana do design, uma variedade de eventos ocorreu em diversos locais em toda Estocolmo, desde galerias e showrooms até festas, reuniões pós-feira, coquetéis de abertura, museus e instituições culturais. Todos aqueles de alguma forma conectados ou interessados no design escandinavo se encontraram, saindo com novas ideias, contatos e muita inspiração.
Entre os designers e centenas de outros em exibição na cidade, havia uma sensação de que o design mais inovador de hoje é sempre, de alguma forma, uma resposta ao que veio antes; e que os designers devem celebrar essa linhagem em vez de escondê-la.
O Destaque desse ano ficou para a Svenskt Tenn que comememorou seu 100º aniversário este ano, provando o legado duradouro do design nacional. No nosso instagram, destacamos uma das peças da seleção de clássicos da marca a poltrona Liljevalchs, um dos primeiros designs de Josef Frank.
Outro destaque foi o trabalho minimalista de Nick Ross, da Suécia, que sempre teve uma inclinação filosófica. A contribuição de Ross para a feira deste ano foi com bancos, cadeiras, prateleiras e castiçais que se inspiram nos primeiros objetos projetados pelos humanos, especificamente barcos da Idade do Bronze escandinavos, joias vikings e pedras em pé.
Hoje em dia, tendemos a ser atraídos por objetos ousados e coloridos que se traduzem bem em fotografias. A série ‘Arranjos Primitivos’ de Ross sugere que objetos reduzidos aos seus elementos mais simples podem ser tão, se não mais, impressionantes. “Quanto é necessário para fazer um objeto que seja ao mesmo tempo funcional e bonito?”
Por fim, destacamos o evento de coquetel da IIttala, na noite anterior à abertura da feira. O evento foi ousado e ao mesmo tempo brilhante. Isso porque a performance aconteceu em um antigo laboratório de armas nucleares, com os convidados descendo centenas de metros abaixo do solo para saborear champanhe entre paredes grafitadas.
A edição de 2024 da Feira de Móveis de Estocolmo celebrou o espírito comunitário. Muitas exposições abordaram temas atuais, como silvicultura, produção local, gestão de resíduos e nossa mudança de percepção estética. Esses temas não apenas refletem as tendências emergentes na indústria do design, mas também promovem discussões importantes sobre sustentabilidade e responsabilidade social no contexto do design contemporâneo.
Não deixe de conferir o nosso Instagram para mais fotos deste grande evento!