APANHADO DA DUBAI DESIGN WEEK

Na semana passada, do dia 5 ao dia 11 de novembro, aconteceu a décima edição da Dubai Design Week. A feira vem se consolidando como uma importante plataforma para o intercâmbio de ideias e a promoção do design no Oriente Médio e reuniu cerca de 1000 expositores de 50 países diferentes. O evento destacou inovações em design, incluindo áreas como design de interiores, produto, gráfico e tecnologia. Além das premiações concedidas aos designers emergentes e estabelecidos por suas contribuições notáveis, as atrações incluíram exposições interativas, palestras de figuras proeminentes da indústria, e workshops que permitiram a interação entre os participantes e as tendências atuais.

Neste ano, a Dubai Design Week manteve um forte enfoque em temas de sustentabilidade e impacto social, refletindo a crescente conscientização sobre a responsabilidade no design. Ao redor deste tema, arquitetos e designers da região, dentre eles Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Iraque e Palestina, exibiram pavilhões experimentais que exploravam como as técnicas e materiais locais poderiam ser incorporados na arquitetura e no design a fim de torná-los mais sustentáveis e sensíveis aos seus contextos.

Dentre os pavilhões que mais se destacaram estão o Stoot de Oxara e MULA que demonstra as possibilidades de um novo ligante de concreto feito a partir de resíduos de construção; o Present/Absent Mudhif da arquiteta Ola Saad Znad que escolheu trabalhar com povos indígenas do Iraque para reconstruir uma residência tradicional quase inteira de junco; o ReRoot, um protótipo de um abrigo temporário feito de restos e descartes de palmeiras locais e micélio, resultado da colaboração entre Dima Al Srouri, MycoSphere e Studio Cartier; o pavilhão Iwan, dos estudantes de arquitetura Abdulqader Alsuwaidan, Nawaf Alghamdi, Hayat Almousa e Lama Dardas, que apresenta uma releitura de um salão abobadado típico da arquitetura islâmica fabricado usando apenas folhas de alumínio dobradas; e por fim, o Enfold do escritório Deond, um pavilhão de papelão reciclado inspirado no exterior pontiagudo de um tronco de palmeira e desenvolvido usando softwares de design paramétrico.

Sobre a
PLOT CO.

Somos uma empresa de atuação múltipla, mas com a mesma identidade, o resultado.

Reconhecemos que cada empreendimento é uma intervenção urbana única, que impacta não apenas os envolvidos diretamente no projeto, mas também o ecossistema ao seu redor. Por isso, nossa busca pela excelência é incessante.