No Brasil, existe uma percepção bastante enraizada de que o ano econômico começa “depois do Carnaval”. Essa ideia, que é quase um consenso em diversos setores da sociedade, reflete não apenas a importância cultural do evento, mas também a realidade prática de como as atividades comerciais e profissionais se estruturam no país. O Carnaval, com suas festas e feriados prolongados, acaba marcando uma espécie de “limite” temporal que divide o ano em duas fases: o início, que é mais tranquilo e sem grandes movimentações econômicas, e o momento após a festa, quando realmente as atividades começam a engrenar.
Por ser um evento de grande importância cultural e econômica, que movimenta diversas indústrias, o carnaval também impacta o comportamento dos consumidores, investidores e do setor imobiliário como um todo.
Após o Carnaval, o mercado imobiliário experimenta um retorno gradual à normalidade, o que representa uma oportunidade única para retomar os negócios e engajar tanto clientes quanto a equipe de vendas. Esse período pós-festividades exige estratégias bem definidas para aproveitar o “novo começo” do ano e impulsionar as vendas. Pensando nisso, é essencial focar em ações que reativem leads quentes, motivem os corretores e atraiam mais visitantes para o plantão de vendas, criando um ambiente propício para novas oportunidades. As estratégias a seguir foram pensadas especificamente para recuperar o momentum do início do ano e acelerar o ritmo de vendas.
Inicialmente, é muito importante recuperar o mais rápido possível o contato com os leads e corretores que estavam próximos de fechar negócio antes do Carnaval, quando muitos podem ter dado uma pausa nas decisões e atividades devido ao evento.
Comece segmentando os leads quentes que realizaram visitas nos últimos dias antes do Carnaval, ou seja, aqueles que demonstraram interesse ativo no empreendimento. Isso pode incluir pessoas que solicitaram informações, fizeram visitas presenciais, ou estiveram em negociação com o corretor.
Reative os leads por meio de uma comunicação personalizada. Envie e-mails ou mensagens de WhatsApp agradecendo pela visita e destacando pontos importantes do imóvel ou empreendimento que foram discutidos.
Para leads que estão mais próximos de fechar o negócio, entre em contato direto por telefone ou WhatsApp para um follow-up mais pessoal.
Para retomar o contato e motivar os corretores que tiveram interações com o empreendimento nas últimas semanas, reforce o foco nas oportunidades que surgem após o Carnaval e estreite o relacionamento através de eventos presenciais dedicados à eles.
Organize encontros presenciais (ou virtuais, se necessário) com os corretores para discutir as estratégias para o período pós-Carnaval, analisar os leads que estavam próximos de fechar e planejar ações de vendas específicas.
Encontros mais informais, como um café da manhã ou almoço podem ser uma boa ferramenta para estreitar o relacionamento com os corretores. Durante esses encontros, além de abordar as metas, é importante conversar sobreo que funcionou nas semanas anteriores e o que pode ser otimizado.
Por fim, aproveite o retorno ao ritmo normal de atividades após o Carnaval para atrair mais clientes e corretores para o plantão de vendas através de visitas ao empreendimento e às unidades decoradas.
Após o Carnaval, é fundamental reforçar a comunicação sobre o plantão de vendas estar aberto e ativo. Use todos os canais disponíveis (mídias sociais, e-mail marketing, WhatsApp) para avisar aos clientes que o espaço está funcionando normalmente, com a presença dos corretores prontos para atendê-los.
Aumente o engajamento do visitante com o imóvel, organizando pequenos eventos, apresentações de novos materiais, tour guiado pelo empreendimento, ou até um café especial para os clientes.
Aproveite a oportunidade para oferecer condições especiais ou descontos válidos somente para quem visitar o plantão nos primeiros dias após o evento. Muitas pessoas começam a retomar seus planos de compra e investimento, essa dinâmica pode criar uma sensação de urgência e converter em vendas.
Se bem planejadas e executadas, essas três estratégias — ativação de leads, engajamento com os corretores e fortalecimento da presença no plantão de vendas — podem ser extremamente eficazes no período pós-Carnaval, quando as pessoas retornam ao ritmo normal e as oportunidades de negócios voltam a crescer. Com um foco claro no relacionamento e no atendimento personalizado, essas ações podem gerar resultados significativos, tanto em termos de vendas quanto em aumento da visibilidade do empreendimento.