Localizado no centro histórico da cidade de La Plata, o projeto buscava concretizar no projeto a ideia de que um edifício residencial, composto por um conjunto de casas agrupadas, que ia além de simplesmente cumprir as funções básicas.
Ao todo são quatro apartamentos agrupados em um terreno medindo 8 metros de largura por 17 metros de profundidade. O desafio era conseguir agrupar 4 apartamentos, sem abrir mão de bons espaços internos e iluminação natural.
Como solução foram elaborados 2 blocos, de dois apartamentos cada, com uma unidade por andar. As estruturas estão conectadas por um elemento de transição leve, uma estrutura metálica permeável que abriga escadas e passagens elevadas, também proporcionando acesso a cada unidade individualmente.
Apesar do espaço, uma área comum ainda foi viabilizada. Uma churrasqueira e áreas de serviço funcionam como uma área de churrasco ao ar livre que os vizinhos podem usar coletivamente e alternadamente, se tornando um ponto de encontro para os vizinhos com a ideia de regenerar um ambiente de bairro. Durante a noite, o térreo abriga os carros do complexo.
Nos apartamentos, as varandas, tanto voltadas para a rua quanto para a parte posterior dos edifícios, foram concebidas como uma expansão direta do espaço interior das residências, de modo que, ao abrir as portas de vidro, elas se integram à área total utilizável das casas.
Três estratégias para retomar e alavancar as vendas após o carnaval
No Brasil, existe uma percepção bastante enraizada de que o ano econômico começa “depois do