APANHADO DA MILANO DESIGN WEEK 2024

Desde a sua primeira edição, em 1961, a feira atrai expositores e visitantes de diversos países e se tornou a maior feira de design do mundo. A edição de 2024 bateu recorde de público com um aumento de 17,1%, recebendo mais de 300 mil visitantes. O Brasil foi o 4º país com maior presença na lista de estrangeiros presentes na feira.

Na 62ª edição, foram explorados temas contemporâneos que abordam a interseção entre o design e o futuro do nosso planeta, com ênfase no avanço da sustentabilidade. As exposições aconteceram em uma variedade de edifícios históricos e vilas, criando uma fusão única de ideias e perspectivas. Além disso, a feira ofereceu uma rica mistura de temas, eventos e exposições, apresentando não apenas designers de móveis locais, mas também renomadas marcas do mundo da moda.

No nosso Blog dessa semana, comentamos sobre alguns dos destaques desse ano. As imagens estão disponíveis em nosso Instagram e Linkedin. Começando com a marca Lasvit, com a obra Re/Creation, exposta no Palazzo Isimbard, campeã do Prêmio FuoriSalone, como melhor exposição da Design Week de Milão.



Com mais de 4 décadas de história, a Nilufar Gallery apresentou “Time Traveller”, uma exposição abrangente curada por sua fundadora, Nina Yashar, que explorou a complexa história do design e sua evolução ao longo dos anos. A exposição permitiu aos visitantes embarcar em uma jornada que transportou do passado às visões audaciosas de hoje.


A alcova é uma plataforma que sempre surpreende em seus experimentos. Neste ano, optaram por se aventurar fora do centro da cidade para a Villa Bagatti Valsecchi e a Villa Borsani, dois marcos arquitetônicos na área de Varedo.

Outro destaque foi a marca holandesa de design Moooi, que sediou uma exposição que destacou suas coleções existentes e novas, misturando materiais como tecidos e madeira. A exposição “Uma Vida Extraordinária” misturou elementos sensoriais, como aromas e sons, aprofundando ainda mais a experiência dos visitantes.

O coletivo de arte We Make Carpets criou uma série de instalações com materiais cotidianos para despertar interesse e ludicidade. O foco estava em trabalhar com pequenos espetos de madeira, agulhas e alfinetes, todos vistos perfurando painéis e ondas de espuma.

O arquiteto burquinense Diébédo Francis Kéré criou um pavilhão circular feito de toras para a marca alemã de cozinha Next125. Chamado de “A Lareira”, o pavilhão tinha como objetivo explorar o conceito de cozinha como um local de encontro e compartilhamento comunitário por meio de sua estrutura arredondada e unidade centralizada de cozinha. Já a A-N-D apresentou a “Piso ao Teto”, trazendo luminárias adaptadas para acomodar a arquitetura histórica milanesa do século XVI. 


Por fim, a parceria entre Samuel Rosss e a Kohler trouxe uma experiência imersiva inspirada na água em movimento, com uma rede de tubos industriais em cor característica de Samuel Ross. Os visitantes puderam observar o fluxo da água em diferentes formas e níveis, combinando fluidez e controle com uma estética que mesclava elementos naturais e industriais dentro do histórico do Palazzo del Senato.

Sobre a
PLOT CO.

Somos uma empresa de atuação múltipla, mas com a mesma identidade, o resultado.

Reconhecemos que cada empreendimento é uma intervenção urbana única, que impacta não apenas os envolvidos diretamente no projeto, mas também o ecossistema ao seu redor. Por isso, nossa busca pela excelência é incessante.